25.3.11

Neologismo _ Definição e exemplos

         Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de novo sentido a uma antiga. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.
Um exemplo prático, muito usado no Brasil, é o caso do termo "refri" onde se faz uso de um neologismo, uma vez que esta palavra é uma criação relativamente recente.
O neologismo está muito presente, atualmente, nas discussões e/ou assuntos ligados ao campo da Internet; é possível observá-lo com muita freqüência em salas de bate-papo (chat), no orkut ou hi5 (redes sociais) ou mesmo nos e-mails pessoais. Alguns exemplos conhecidos: rs ou lol (risada), vc (você), blz (beleza), dd tc (de onde teclas?), fx (fixe),_l_(dedo, ...),=)(smille) etc.
Entre os neologismos, encontramos:
A abreviação – consiste na omissão de sons da palavra:

    foto (fotografia) metro (metropolitano) moto ou mota (motocicleta) pneu (pneumático)
A sigla – letra inicial ou grupo de letras iniciais que resultam da abreviatura de certas palavras, que podem ser, inclusivamente, palavras estrangeiras:


    UE (União Europeia) SOS (Save Our Souls – Salvem as nossas almas) RTP (Rádiotelevisão Portuguesa) QI (quociente de inteligência) TSF (telefonia sem fios)
    Outros exemplos:
    Laranja – S.M. Falso proprietário
    Mané –S.M. Individuo negligente, palerma
    Gato - S.M. Ligação clandestina de eletricidade

    Um comentário: